24 de setembro de 2008

Apresentação - Universidade de Turku, Finlândia

Olá colegas!

Vou participar das reuniões do grupo de pesquisa da Hanna Tuomisto e do Kalle Ruokolainen, no
Amazon Research Team.

Gostaria de apresentar os principais estudos que foram feitos por nós.

Quem quiser e puder, me mande 4 a 5 slides das principais perguntas, resultados e produtos do seu trabalho. Não vou estabelecer um prazo propriamente, mas acho que seria bom ter o material até quarta que vem (dia 1 de outubro).

Abraços

23 de setembro de 2008

Ato #2 - "Variações temporais nas assembléias de peixes em igarapés de terra-firme" - Helder Mateus Espírito-Santo

Dia 02/10, quinta-feira, o Helder vai apresentar um apanhado geral sobre variação temporal nas assembléias de peixes em igarapés de terra-firme, tema do seu mestrado.

Ele vai falar sobre variações entre os anos de 2001 e 2006, sobre padrões de variação sazonal (que faz parte de um paper aceito na revista Freshwater Biology.... parabéns meu velho!) e também sobre a busca por processos biológicos associados aos padrões, que é o trabalho que ele está conduzindo como bolsista PCI do INPA atualmente.

Vamos nos encontrar na sala de aula da Ecologia às 17 horas.

22 de setembro de 2008

Adaptação Acústica em Anuros - Resumo

Pois é, pessoal, para aqueles que perderam a primeira reunião aqui está um resumo do assunto abordado. Até a próxima.

A Hipótese de Adaptação Acústica (HAA) postula que o ambiente é a principal força direcionadora na evolução de sinais acústicos, promovendo a fixação de cantos com características que aumentem a distância de propagação diminuindo a degradação dos mesmos. Os trabalhos realizados com aves (aproximadamente 57 publicações desde 1975, para uma revisão ver:
Boncoraglio & Saino 2007, Functional Ecology 21:134-142) são favoráveis à HAA. Por outro lado, os escassos trabalhos apresentam resultados contraditórios. Para testar a HAA em sapos, farei experimentos de playback cruzado com espécies de áreas abertas e florestas. Serão gravados 20 indivíduos de 3 espécies para cada tipo de ambiente. As espécies serão selecionadas controlando parentesco filogenético e tamanho corporal, de modo que, para cada par de ambiente (aberto x floresta) sejam considerados 3 “pares” de espécies similares na filogenia e tamanho corporal. 

Caso o canto de anúncio dos anuros esteja evoluindo baixo pressões ambientais, espera-se encontrar que: 1. o canto gravado propague melhor no seu ambiente de origem e 2. em dado ambiente o canto possua características que facilitem sua propagação como, por exemplo, freqüências altas e curta duração em áreas abertas. Para saber quais fatores influenciam as características e a propagação do canto de anúncio realizar-se-á: uma quantificação da estrutura da vegetação ao longo do trajeto do canto gravado; gravações do ambiente acústico; medições da intensidade do ruído ambiental, da altura do sítio de vocalização e da temperatura do ar.

16 de setembro de 2008

Desculpas

Pessoal, esse é um espaço democrático para discutirmos idéias de forma construtiva. O conteúdo postado é de livre acesso a todos, mas apenas os convidados podem contribuir com posts. Pedimos sinceras desculpas pelas postagens inadequadas. Como pai desse blog, tenho obrigação de excluir qualquer conteúdo impertinente a sua proposta. Contudo, é lamentável que um instituto da magnitude do Inpa precise aplicar severas restrições quanto à navegação na internet, privando os pesquisadores e alunos da utilização de ferramentas modernas que permitem a troca de idéias de uma forma ampla e transparente. Esperamos que o Dr. Lauro Nakayama reconsidere nossa solicitação para liberar o acesso a esse endereço pelo Inpa.

15 de setembro de 2008

natureza


Precisamos dar um jeito do INPA desbloquear esse blog! E contar com o bom senso dos usuários.
Vamos postar papers e debates. A Lu poderia mandar algum trabalho para a gente dar uma olhada antes de discutir o tema, pode ser?

11 de setembro de 2008

O coisa complicada...

Vixi, nao to preparado pra usar esse tal de blog... acho q to ficando atrasado no tempo!!

Ato #1 - "Adaptação Acústica em Anuros" - Luciana Erdtmann

Dia 18/09, próxima quinta-feira, Luciana vai apresentar algumas idéias do seu doutorado com sapos na sala de aula da Ecologia.

Vou reservar a sala para as 18 horas. Assim fugimos do trânsito e aproveitamos a tranquilidade do começo de noite.

Para conforto geral da nação, podemos levar uns petiscos para não definhar de fome.

Tá no inferno abrace o capeta!

Há algo mais que estudar ecologia...







Sobre a ULE...

Criei esse blog para facilitar a interação e a comunicação entre os ecólogos do INPA, visando principalmente ser um espaço para discutirmos o que estamos fazendo, ou fizemos, ou queremos fazer.

A idéia é fazer encontros quinzenais na Ecologia, sempre no final da tarde. Em cada encontro, podemos usar uns 20 minutos para apresentar as ideias (em data show), continuando com um diálogo livre sobre os temas levantados.

Muitos de nós não nascemos em Manaus ou em outra cidade da Amazônia, mas todos desistimos de voltar para nossas terras natais e resolvemos ficar por aqui por algum motivo especial. Estudar ecologia é um deles.