18 de fevereiro de 2010

Álbum das Zingiberales Neotropicais

As florestas neotropicais abrigam uma diversidade enorme de espécies vegetais. No entanto, temos pouco conhecimento sobre esta diversidade e faltam-nos ainda informações básicas sobre quem são e onde estão as espécies.

Calathea hopkinsii; colector: Costa, F.; site: PDBFF (AM); photo: Flávia Costa.

Nos últimos anos têm crescido o número de pesquisadores interessados em estudos taxonômicos, ecológicos e evolutivos de Zingiberales nas florestas neotropicais. A integridade das características das estruturas reprodutivas das espécies (cor, forma e tamanho) é essencial para identificação correta das espécies de Zingiberales. No entanto, essas características são perdidas após a secagem do material florístico coletado. Desta forma estamos criando um álbum de fotos online das espécies de Zingiberales com o objetivo de auxiliar no progresso dos estudos com grupo. Você está sendo convidado a ver e comentar as fotos já postadas no site, e a incluir suas fotos, caso queira integrar este esforço. Para ver as fotos, acesse a página http://picasaweb.google.com.br/neotropical.zingiberales e faça seus comentários.

Informações adicionais, como o local georreferenciado, tipo de ambiente e nome do autor da foto e informações sobre o indivíduo coletado, quando disponíveis (p.ex. altura) também irão constar na etiqueta de cada arquivo. Portanto, cada pesquisador poderá acessar e baixar livremente as fotos e principalmente deixar comentários a respeito das espécies. É necessário ter uma conta no gmail para deixar os comentários, caso você não possua nos informe que lhe forneceremos o login e senha de acesso. Os especialistas também poderão demonstrar interesse e solicitar o envio das exsicatas para análise mais detalhada do material. Para anexar uma foto ao álbum, envie-nos o arquivo para este email (neotropical.zingiberales@gmail.com), com as seguintes informações (latitude/longitude, tipo de ambiente, autor da foto).

Esperamos com esta iniciativa facilitar e fortalecer a comunicação entre os pesquisadores e especialistas do grupo espalhados pelo globo e contribuir para o avanço do conhecimento das espécies vegetais das florestas neotropicais.

Junte-se a nós!

Costus guanaiensis; colector: Costa, F.; site: Estação Ecológica de Maracá (RR); photo: Flávia Costa.


Crédito da imagem da Calathea sp. (roxa): Iracema Moll.


Assine
nosso Feed ou receba os artigos por email.

Nenhum comentário: