16 de fevereiro de 2009

Serpentes peçonhentas: a importância de conhecer os riscos para evitar acidentes

No Brasil, existem mais de 50 espécies de serpentes peçonhentas, conhecidas popularmente como jararacas, cascavéis, corais e surucucus. Em comum, essas cobras apresentam glândulas de veneno desenvolvidas que são acopladas com dentes adaptados a inocular o veneno em outros animais, embora a dentição e a capacidade de inoculação possa variar entre as espécies. A função principal desse aparato é matar presas para alimentação, mas acidentes com pessoas podem acontecer esporadicamente. A chance é muito pequena, mas acidentes podem ocorrer em qualquer lugar, até nas cidades, embora quem viage com frequência para o  campo certamente está mais exposto.

O Dr. Paulo Sérgio Bernarde (Universidade Federal do Acre) compilou em um capítulo informações sobre acidentes ofídicos, que permite conhecer e identificar as espécies de serpentes peçonhentas que ocorrem na Amazônia. O capítulo está disponível abaixo e conta com fotos sobre a maioria das espécies, além de informações básicas sobre primeiros socorros, como evitar os acidentes, os diferentes sintomas de envenenamento e como tratar as vítimas. Ao final, uma extensa lista de referências bibliográficas permite aprofundar-se no assunto. Clique na imagem abaixo para ler o capítulo de Acidentes Ofídicos.


No Inpa, existem casos relativamente recentes de pessoas que foram picadas por jararacas (a espécie mais abundante e responsável pela maioria dos acidentes), sendo muito importante conhecer os grupos de espécies e suas diferenças para saber como proceder para minimizar os danos. Entretanto, obviamente a melhor estratégia é evitar os acidentes, pois as respostas ao veneno variam muito entre as pessoas e nem sempre existirá um hospital por perto. Em todo caso, é muito importante andar calçado com botas ou perneiras e, principalmente, evitar andar sozinho na mata, porque a situação pode complicar.

Muito obrigado ao Paulo pela gentileza de permitir a divulgação desse assunto importante para quem coloca as canelas à prova!

Assine nosso Feed ou receba os artigos por email.

Nenhum comentário: