19 de fevereiro de 2010

In Memoriam: John Thorbjarnarson - Ciência perde um dos mais notáveis conservacionistas de répteis do Mundo

É com grande pesar que comunico aos colegas ecólogos o falecimento do renomado conservacionista John Thorbjarnarson, que morreu no dia 14 de fevereiro de 2010, acometido por malária falciparum. John estava em Nova Delhi, India, após ministrar um curso para o Wildlife Institute of India. Antes da India John esteve em campo em Uganda, onde possivelmente adquiriu a malária. John foi um conservacionista da Wildlife Conservation Society (WCS), baseado em Gainesville, Florida. Ele foi estudante de PhD da Wayne King e gastou os 19 anos posteriores de sua vida trabalhando em esforços para a conservação de répteis para a WCS. Em parceria com pesquisadores da Amazônia, John era um dos ilustres conservacionistas que trabalhava arduamente para a conservação do jacaré-açú (Melanosuchus niger).

Para nos ecólogos é mais uma perda, assim como foi a morte prematura de nossa amiga Fabiane Oliveira (ex-aluna da PG-ECO/INPA), que também faleceu após ter sido acometida por malária, depois de ter vindo de expedição no Parque Nacional de Lopé, situado no Gabão - África.

Aos familiares e amigos de John e Fabi, os nossos mais que sinceros votos de pesar.

Segue abaixo o link de diversos sítios na internet com notícias sobre o falecimento de John Thorbjarnarson, cujos mesmos apresentam mais detalhes de sua vida dedicada em favor da conservação dos répteis mundiais...

http://www.facebook.com/note.php?note_id=307677254647&comments&ref=mf
http://treethinkers.blogspot.com/2010/02/in-memoriam-john-thorbjarnarson.html
http://www.nationalgeographic.com/field/projects/black-caimans-project.html
http://www.columbia.edu/cu/e3b/faculty/thorbjarnarson.html
http://www.facebook.com/notes/herpdigestorg/in-memoriam-john-thorbjarnarson/313541346331
http://www.wcs.org/new-and-noteworthy/thorbjarnarson-obit.aspx



Assine nosso Feed ou receba os artigos por email.

Nenhum comentário: