4 de dezembro de 2008

Guia de Sapos da Reserva Ducke (Amazônia Central): nova versão com vídeos dos cantos

Para reverter a grande carência de materiais didáticos sobre a biodiversidade na Amazônia, o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) tem incentivado a produção de guias de identificação de espécies, visando formar  uma série de guias para diversos grupos biológicos em um futuro próximo. Estão previstos guias sobre samambaias, ervas terrestres, peixes, formigas, fungos macroscópicos e escorpiões, dentre outros. Esses guias, produzidos em excelente qualidade gráfica pela Áttema Design Editorial, são escritos em uma linguagem simples, permitindo atingir um público amplo, formado tanto por cientistas e alunos do ensino médio e superior, quanto por turistas e outros admiradores da natureza. Além disso, por serem escritos em formato bilíngue (Português e Inglês), esses guias interessam muito ao público internacional. O guia de sapos foi o primeiro da série.

O Guia de Sapos da Reserva Adolpho Ducke - Amazônia Central, de Albertina Lima, William Magnusson, Marcelo Menin, Luciana Erdtmann, Domingos Rodrigues, Cláudia Keller e Walter Hödl, foi lançado em 2006. O conteúdo do guia já era suficientemente completo para permitir que qualquer interessado realizasse identificações seguras e se aprofundasse na biologia, história evolutiva e ecologia desses extraordinários sapinhos amazônicos. Mas não se contentem com tão pouco! Recentemente, os autores lançaram uma nova versão eletrônica com uma incrível ferramenta: o guia vem acompanhado de pequenos vídeos com o canto da maioria das espécies. Os créditos dos vídeos pertencem a Karl Mokross, a menos que esteja indicado outro autor.

Para baixar o Guia de Sapos em PDF com os vídeos dos cantos, clique aqui. Todo conteúdo foi condensado em um arquivo ZIP ('guia-sapos-mpeg.zip'). Ao baixar esse arquivo ZIP [89 MB], deixe a pasta contendo os vídeos na mesma pasta do arquivo PDF. Os vídeos poderão ser acessados de dentro do arquivo PDF através do ícone de vídeo na descrição de cada espécie.

Para dar uma olhada no Guia de Sapos, folheie as páginas ou clique no link abaixo.


Quem trabalha com anfíbios, poderá fazer amplo uso desse conteúdo para aprender a identificar as espécies pelo canto, um processo muito útil em estudos ecológicos, levantamentos de fauna e estudos de impacto ambiental (EIA). Dentre centenas de espécies que ocorrem na região, Atelopus spumarius (Bufonidae) pode ser encontrado com facilidade tanto visual quanto auditivamente nas margens dos igarapés que formam as microbacias do Tinga, Uberê e Ipiranga na Reserva Ducke. Contudo, espécies difíceis de ser observadas podem ser registradas pelo canto, como Synapturanus mirandariberoi (Microhylidae) que canta com frequência antes de chuvas fortes. Essa versão do guia incorporou ainda uma atualização nomenclatural das espécies.

Para conhecer mais guias, visite o Portal PPBio: http://ppbio.inpa.gov.br/Port/guias/

Nenhum comentário: