15 de dezembro de 2008

Guia de Samambaias e Licófitas da REBIO Uatumã – Amazônia Central

Uma das maiores limitações para se desenvolver estudos básicos ou aplicados na Amazônia é ter material de referência para se identificar espécies em campo, com segurança e objetividade. Vista de fora, as florestas amazônicas podem parecer um mar verde, infinito e relativamente homogêneo em seus elementos constituintes. Mas quem se aprofunda no conhecimento sobre a biodiversidade da região descobre logo a insustentabilidade desse argumento. A Amazônia é extremamente heterogênea: a variação na composição de espécies, a diversidade beta, é imensa mesmo entre locais próximos. Compreender processos que influenciam essa taxa de mudança espacial é essencial para planejar a conservação biológica. Contudo, os pesquisadores interessados nesses temas se deparam inevitavelmente com a carência de guias de identificação.  

Guia de Samambaias e Licófitas da REBIO Uatumã – Amazônia Central, de Gabriela ZuquimFlávia CostaJefferson Prado e Hanna Tuomisto, é fruto dessa demanda. O guia representa um exemplo maravilhoso de colaboração entre ecólogos e taxonomistas, que essencialmente possuem visões complementares sobre a biodiversidade. Dentre os autores, Jefferson Prado (Instituto de Botânica, IBt-SP) é o mais experiente em taxonomia. Ele foi fundamental para sustentar o processo de identificação das espécies que ocorrem no Uatumã. Contudo, Gabriela Zuquim, Flávia Costa (ambas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Inpa) e Hanna Tuomisto (Universidade de Turku, UTU) são ecólogas na maior parte do tempo e possuem muita experiência em campo, fornecendo aos leitores informações únicas sobre como observar características das plantas, muitas das quais são diagnósticas. Muitas dessas características de campo, como cor, brilho e hábito, não são preservadas nos materiais depositados em herbário e, por isso, não são usadas nas descrições das espécies.

O guia trata de 120 espécies, ricamente ilustradas e acompanhadas de descrições e dicas para o reconhecimento em campo. Possui uma introdução sobre o grupo direcionada para o público em geral, mas seu conteúdo é completo, abrangendo aspectos sobre biologia, ecologia, evolução e conservação, o que permite que seja usado como referência em cursos básicos de botânica. Como os outros guias produzidos pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e pela Áttema Design Editorial, o guia foi escrito em Português e Inglês, em uma linguagem menos técnica o possível. O guia possui um glossário e uma chave ilustrada por Angela Midori, que facilita muito a compreensão de termos técnicos e das estruturas das plantas e a busca dos possíveis gêneros ao qual uma espécie pode pertencer.

O prefácio foi escrito por Alan Smith, botânico e especialista em samambaias (Universidade da Califórnia, Berkeley). Acima de tudo, espera-se que o guia possibilite a ampliação do estudo das samambaias na Amazônia e sirva de incentivo para a escolha deste grupo em trabalhos de iniciação científica, cursos de campo e trabalhos escolares. O guia poderá ser útil para um público amplo, formado por professores de escolas primárias e secundárias, guias turísticos, estudantes de biologia e pesquisadores.

Para baixar o Guia de Samambaias em PDFclique aqui [19,5 MB].

Para dar uma olhada no Guia de Samambaias, folheie as páginas ou clique no link abaixo.


O livro estará disponível em versão impressa no começo de 2009, mas por ser derivada de uma doação do CNPq ao PPG7, ele não poderá ser comercializado. Os interessados em receber a versão impressa podem fazer pedidos para Gabriela Zuquim no e-mail: fernguide@gmail.com. Entretanto, como a tiragem será de apenas 1.000 exemplares, será dada prioridade de envio a instituições e profissionais que trabalham diretamente na área. Contudo, saber se há mais interesse no livro poderá ajudar a conseguir recursos para uma nova tiragem.

Um comentário:

Sidney disse...

samamabaias são comuns também nas áreas de zona da mata do RN. Esperopoder identificar algumas espécies com este livro. Muito boa a contribuição.