13 de abril de 2010

Novo site do Projeto Igarapés

Projeto atualiza banco de publicações disponíveis e amplia a funcionalidade do portal
Por Helder Espírito-Santo

Faz tempo que não posto nada aqui, mas desta vez vim para vender. Não, não estou de mudança! Vim aqui pra vender meu peixe, quer dizer, nosso peixe! E não só peixe, temos também sapos, libélulas, tricópteras, e tudo que se pode encontrar dentro de um igarapé amazônico (ou em suas margens!). Vim aqui divulgar o novo site do Projeto Igarapés.

O portal passou por uma geral e já está no ar, com todas as suas funcionalidades ativas. Agora com lista de publicações atualizada (com pdfs prontamente disponíveis para grande parte delas); calendário de atividades e eventos; e uma seção com sugestões de artigos e notícias atuais sobre ecologia de igarapés (e de riachos em geral).

História

Para quem não conhece, o Projeto Ygarapés (inicialmente com "Y") nasceu de fato em 2001, idealizado por alguns pesquisadores ligados ao Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF/INPA), especialmente Jansen Zuanon (INPA), Paulo De Marco Jr. (UFG), Dadão (WCS/UFAM), Marcelo Gordo (UFAM) e Jorge Nessimian (UFRJ), que viam uma lacuna no conhecimento sobre os efeitos das mudanças da cobertura do solo sobre a fauna aquática ou associada. Na verdade, há boatos que eles queriam mesmo era arrumar uma desculpa pra se encontrar. Eu sei lá! O fato é que o Igarapés (agora com "I") cresceu, ampliou sua linha de pesquisa e hoje apresenta resultados consistentes de estudos que vão desde taxonomia, história natural e ecologia, a avaliações de efeito de fragmentação, urbanização ou manejo florestal sobre a fauna associada aos pequenos corpos d'água da Amazônia. Ao longo destes anos, foram várias monografias, dissertações, teses e artigos científicos produzidos dentro do escopo do Projeto. E isto vem crescendo a cada dia.

Saiba mais, explore os métodos utilizados, áreas de atuação, galeria de imagens, informações sobre os integrantes do Projeto e mais. Basta acessar www.igarapes.bio.br.


Assine nosso Feed ou receba os artigos por email.

Um comentário:

tali disse...

Eu não consegui acessar o site. será que o link está correto??!