12 de outubro de 2008

Ato #3 - Como entender padrões espaciais da biodiversidade? - Victor Landeiro

Dia 16/10, quinta-feira, o Victor vai apresentar algumas idéias do seu doutorado.

Vamos nos encontrar às 17h na sala de aula da Ecologia.

Vejam abaixo um panorama sobre a apresentação enviado pelo Victor.

Abraços a todos e até lá! Sássa

"Nos últimos anos a ecologia vem passando por uma mudança de paradigma que causa excitação em uns e desagrado em outros. Muito dessa controvérsia é devido à falta de habilidade matemática entre os ecólogos e à "irritante" idéia de incluir o espaço como um preditor da biodiversidade, em detrimento ao ambiente. Toda essa mudança foi gerada quando trouxeram para a ecologia o problema da autocorrelação espacial para os modelos ecológicos.

Atualmente, as escolhas de modelos e análises ainda é controversa, mas a principal idéia é tentar entender os padrões espaciais da biodiversidade. A ecologia nasceu tentando entender os motivos de tanta variação na biodiversidade de um local para outro, e a busca por esse entendimento parece que ainda será de grande duração.

A idéia dessa apresentação será discutir as mudanças recentes na ecologia e o que as pessoas tem feito paratentar entender a distribuição espacial de espécies, comunidades e diversidade beta. Em geral a idéia é incluir o espaço em análises espaciais, modificações de regressões lineares, para entender o padrão espacial e evitar que a estrutura espacial presente em dados ecológicos confunda a interpretação desses dados".

Um comentário:

Juliana Ortega disse...

Oi, pessoal! Será que não dá pra fazer uma vídeo-conferência? Esses encontros só fazem a gente passar vontade...
Tenho uma sugestão: se for possível anexar documentos, as pessoas que farão a apresentação poderiam mandar uns 2 ou 3 artigos sobre o tema. Assim, quem se interessou já tem referências por onde começar a estudar e quem está longe dos centros de estudo (como eu... buááá...) tem como ler um pouco sobre o que está saindo do forno. Beijos pra todos! Catu