25 de maio de 2009

IX Seminário PDBFF: Fernando Fernandez - resenha

Dr. Fernando Fernandez, no último seminário e com a “casa” cheia, nos brindou com muitas informações sobre dinâmica populacional de pequenos mamíferos em uma paisagem florestal fragmentada da Reserva Biológica de Poço das Antas na Região dos Lagos no Rio de Janeiro. 

Entre muitas coisas, Fernandez nos mostrou diretamente, utilizando-se de técnicas clássicas, como captura e recaptura ou o uso de rádio-colar, como a fragmentação florestal ou eventos drásticos como incêndios florestais podem moldar a estrutura das populações dos organismos que vivem em áreas isoladas ou que perderam o habitat natural. 


Além da percepção espacial, com monitoramento do movimento dos pequenos mamíferos entre fragmentos, permitindo assim inferir sobre o efeito da “insularização” de populações em um mar de capim exótico (uma famosa abstração da própria teoria de Biogeografia de Ilhas). 

A pesquisa também fez com que aumentasse o entendimento do próprio efeito desta matriz exótica, das características de migração ou extinção das populações e da história natural e comportamental destes organismos. Espaço e tempo andam juntos e assim foi interessante também ter visto toda esta problemática dentro da perspectiva temporal, como tais ambientes definem a dinâmica destas populações ao longo do tempo. 

Resultados desta linha de pesquisa podem ser usados didaticamente na formação de estudantes, no aperfeiçoamento do nível de conhecimento ou ir além e mudar a concepção sobre meio-ambiente na cabeça dos tomadores de decisão. Indiretamente, ficou claro que o esforço e a linha de pesquisa de longo prazo colaboraram na capacitação e treino de muitos alunos. 

Certamente e não menos interessantes foram os comentários ou a lembrança que as técnicas apresentadas diferem das técnicas que acompanham as probabilidades de predicção de organismos dentro da ecologia de populações, um assunto familiar para os alunos que atenderam o curso de ecologia de populações dado pelo Prof. Gonçalo Ferraz no programa de pós-graduação da Ecologia do INPA.

Fonte: [José Luís Camargo, PDBFF, 15/05/2009]

Crédito da imagem - Ana Cristina Segalin de Andrade

Assine nosso Feed ou receba os artigos por email.

Nenhum comentário: