14 de maio de 2009

VII Seminário PDBFF: Gonçalo Ferraz

No último seminário de abril, o Dr. Gonçalo Ferraz provocou a audiência já com o título de sua apresentação: PDBFF, 30 anos e uma pergunta? 

Há mesmo uma pergunta norteadora das atividades do PDBFF? 

A provocação, fruto das discussões que vem sendo travadas nos seminários prévios, foi laureada por um seminário elucidativo que pôde ser dividido em duas partes: (1) a origem do PDBFF baseado na discussão de um conceito – “SLOSS” – que movimentou a cena acadêmica/conservacionista na década de 1970 e uma relação entre este tema e as conquistas científicas que o PDBFF colheu nos últimos 30 anos e mais (2) análises inéditas da investigação que ele anda empenhado nos últimos tempos. 

Segundo o que foi apresentado, o PDBFF faz jus em ter a palavra dinâmica em seu título: as publicações originadas no PDBFF podem ser concentradas em áreas do conhecimento que trataram da: (i) dinâmica dos fragmentos florestais; (ii) dinâmica da matriz de entorno; (iii) dinâmica da borda florestal; (iv) dinâmica da paisagem e (v) dinâmica dos mecanismos que caracterizam os ecossistemas. 

Como gancho e um retorno ao início da apresentação, as novas análises propostas pelo Dr. Ferraz nos remeteu novamente ao conceito de uma grande reserva ou muitas pequenas com o mesmo tamanho (“SLOSS”) pelos olhos da modelagem e da dinâmica de ocorrência de aves no mosaico de reservas do PDBFF. Apenas para aguçar a curiosidade, logo todos terão acesso a este novo artigo e bem provavelmente uma nova discussão sobre SLOSS poderá surgir na literatura.

Fonte: [José Luís Camargo, PDBFF, 30/04/2009]

Assine nosso Feed ou receba os artigos por email.

Nenhum comentário: