25 de maio de 2010

Lista de Espécies da Flora do Brasil

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro publicou no dia 21 de maio de 2010 a Lista de Espécies da Flora do Brasil, que inclui em seu acervo milhares de espécies de algas, pteridófitas, briófitas, gimnospermas, angiospermas e fungos. O projeto é resultado do trabalho conjunto de várias instituições e pesquisadores, que disponibilizaram informações para compor a base de dados inicial do sistema.

Todas essas informações podem ser consultadas no site http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/ por meio de um formulário eletrônico (reproduzido acima), que leva em conta aspectos taxonômicos e geográficos.

A lista ainda é preliminar, mas já contém um total de 41.120 espécies da flora brasileira, sendo 3.633 de Fungos, 3.509 de Algas, 1.521 de Briófitas, 1.177 de Pteridófitas, 23 de Gimnospermas e 31.257 de Angiospermas.

É uma das melhores notícias dos últimos anos, pois de fato existe uma necessidade enorme de sintetizar o conhecimento existente sobre a biodiversidade no Brasil. Esperamos que esse seja apenas o começo. Para consolidar e complementar essa excelente iniciativa, o governo brasileiro deve direcionar um grande aporte de recursos para modernizar e ampliar as coleções biológicas em todo o país, atuando com veemência para impedir que tragédias, como a do Instituto Butantan em São Paulo, venham a destruir parte do nosso inestimável patrimônio cultural.


Assine
nosso Feed ou receba os artigos por email.

Nenhum comentário: