11 de janeiro de 2010

PPBio lança Guia de Leguminosas Herbáceas – Grades de Savana em Roraima


O Guia das Leguminosas Herbáceas das Duas Grades de Savanas do PPBio foi originado a partir do interesse do grupo de pesquisa local (GP-CNPq / Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais das Savanas de Roraima) em detectar a diversidade e o padrão de distribuição de plantas que habitam as áreas de savanas de Roraima. Das 32 espécies (25 nas parcelas e 7 nos arredores) identificadas por nosso grupo, não haviam novidades regionais. Entretanto, conseguimos montar um quebra-cabeça e estabelecer os padrões mínimos de ocorrência destas espécies a partir de variáveis edáficas e fitofisionômicas. Desde 1978 foram realizados apenas dois estudos que identificaram várias destas espécies localmente e, portanto, essa seria uma boa oportunidade de não só resgatar como também ampliar o nível de informações sobre este grupo taxonômico tão importante economicamente (fixador de nitrogênio, forrageiro, alimentício, farmacológico, etc). O guia nada mais é do que uma forma mais inteligente de dar visibilidade aos recursos naturais locais com o objetivo de auxiliar na formatação de políticas públicas de conservação destas áreas de vegetação aberta do extremo norte amazônico. Outra premissa de igual importância do guia é a facilitação de futuros inventários florísticos por parte de acadêmicos/professores interessados no grupo das herbáceas das savanas locais. A maioria desta clientela possui dificuldades em acessar/identificar o patrimônio genético deste grande ecossistema e, por isso, acaba apoiando ou buscando alternativas não sustentáveis para o uso de seus recursos naturais.

O Field Museum de Chicago possui uma série de guias de identificação sobre plantas e animais de vários grupos taxonômicos, principalmente para regiões tropicais. A equipe do museu estimula a publicação desses guias fotográficos visando facilitar a identificação de espécies e a difusão de conhecimento para o público, uma grande carência na região amazônica. Esses guias são gratuitos e são feitos para serem usados no campo, basta salvar o arquivo, imprimi-lo e plastificá-lo. Para saber mais, clique:
http://www.fieldmuseum.org/

Para citar o guia: Cavalcante, C.O.; Barbosa, R.I.; Flores, A.S. 2009. Leguminosas (Fabaceae) Herbáceas – Grades de Savana do Programa de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio), Roraima, Brasil. Field Museum Guide Plants – Web Version
(http://fm2.fieldmuseum.org/plantguides/guideimages.asp?ID=392)

Para conhecer os demais guias produzidos pelo PPBio:
http://ppbio.inpa.gov.br/Port/guias/.


Assine nosso Feed ou receba os artigos por email.

Nenhum comentário: