30 de janeiro de 2009

Entrevista com David Attenborough sobre Darwin e a Bíblia

Para muitas pessoas, a idéia de que toda a vida existente no planeta está intrinsecamente interligada pela descendência comum e pela seleção natural é tão essencial e coerente que pode ser considerada um fato, não uma teoria, que permeia toda nossa compreensão sobre os sistemas naturais, uma luz que une conceitos em ecologia, fisiologia e sistemática. Contudo, uma enquete do Gallup sobre evolução, design inteligente e criacionismo revela que a grande maioria dos entrevistados (44%) acredita que Deus criou o homem, contra meros 14% que acreditam que o homem é uma consequência extraordinária, embora recente, da evolução da vida no planeta. O mais assustador é que o padrão não se alterou em um período de mais de 25 anos (1982-2008).

2009 é um ano muito especial para divulgar e conversar com as pessoas que conhecemos sobre a evolução biológica, pois a teoria da seleção natural fará 150 anos desde a publicação de 'Sobre a Origem das Espécies' em 1859, e seu pai, Charles Darwin, faria 200 anos no dia 12 de fevereiro. Considerando a enquete do Gallup, cujo público era norte-americano, motivos não faltam para exaltarmos entre os nossos compatriotas o que considero a idéia científica mais abrangente e implicativa da história da ciência.

O britânico David Attenborough é um experiente e entusiasmado apresentador de documentários sobre história natural, que há mais de 50 anos ajuda a educar pessoas no mundo todo. Nesse vídeo abaixo, publicado pela Nature, ele expõem seu ponto de vista sobre Darwin, a seleção natural e como a Bíblia tem colocado em perigo o mundo natural. Ele destaca o livro do Gênesis como a causa humana da exploração e da devastação do planeta, e explica que a evolução é extremamente importante, porque coloca o homem como parte indissociável do mundo natural.

Veja o vídeo produzido pela Nature [em inglês, 4'27"].


Eu só discordo de uma coisa do David: o maior organismo do planeta é um fungo (Armillaria ostoyae, que cobre 900 hectares!!!) e não a baleia-azul (Balaenoptera musculus). Essa pode ser o maior animal!

Assine nosso Feed ou receba os artigos por email.