11 de janeiro de 2009

Navegando e lendo: dôe livros para estimular a leitura na Amazônia

Na Amazônia, diariamente milhares de pessoas fluem pelos leitos dos rios em todas as direções, por muitos motivos e vontades. Como o transporte fluvial é lento e as distâncias são amazônicas, todas compartilham longos períodos a bordo de recreios e expressos. Como navegar é tão preciso quanto inevitável, esse tempo não deveria ser desperdiçado, mas sim usado para divertir, educar e estimular as pessoas. Contudo, o acesso a livros na região é muito restrito e na maior parte das vezes associado a escolas e bibliotecas nas comunidades e cidades. Até pouco tempo atrás isso era fato, mas uma idéia simples e genial vem mudando esse quadro.

O Projeto Navegando e Lendo, idealizado por Jorge Klein, consiste em incorporar pequenas bibliotecas nas embarcações que fazem a maior parte do transporte na Amazônia, através de doações de livros novos e usados. A intenção é difundir o hábito da leitura para os navegantes, facilitando o acesso aos livros e conscientizando a população da importância do ato de ler. Assim, é possível escolher alguns livros para ler durante a viagem e depois devolvê-lo para que outras pessoas possam usufruir e se divertir com a leitura.

O projeto abriga livros sobre muitos temas, voltados para os públicos infantil, juvenil e adulto. Atualmente, o Navegando e Lendo está em expansão e já incorporou livros a mais de uma dezena de embarcações que fazem trajetos a partir de Manaus pelos rios Solimões, Negro, Juruá, Amazonas, levando seus navegantes até cidades distantes como Tabatinga, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Cruzeiro do Sul e Carauari.

Para quem está em Manaus e quiser doar alguns livros usados para o projeto, pode deixá-los na loja de conveniência do Posto BR no bairro Vieiralves (endereço: Rua João Valério, 230 – próximo à Av. Djalma Batista). O telefone de contato é :: (92) 8114-4100 [Jorge Klein].

Quem estiver fora de Manaus e também tiver interesse em ajudar, contato pelo email :: jorgeklein@navegandoelendo.com.br.

Para conhecer mais, visite o site :: http://www.navegandoelendo.com.br/.

Parabéns a todos envolvidos pela iniciativa!

Assine nosso Feed ou receba os artigos por email.

Nenhum comentário: