1 de fevereiro de 2009

Journal of Threatened Taxa: novo periódico sobre conservação e taxonomia

Com acesso aberto para o público, o periódico visa promover a publicação de artigos sobre táxons ameaçados

O Journal of Threatened Taxa foi criado recentemente com a intenção de promover a conservação biológica através da publicação de artigos sobre táxons ameaçados, oferecendo acesso online a todo seu conteúdo, sem custo nenhum. O periódico tem cobertura mundial, conta com um comitê editorial internacional que está em expansão e pretende ter uma tiragem mensal, com um processamento veloz das submissões, algo em torno de dois meses.

O conceito "ameaçado" é definido pelos editores como um termo geral que inclui não só as espécies e subespécies ameaçadas de extinção incluídas na Lista Vermelha da IUCN, mas também toda uma série de cenários que levaram ou poderão levar os táxons ou ecossistemas a estarem sob ameaça de extinção. Um táxon pode ser ameaçado de várias formas. A falta de conhecimento sobre uma espécie, subespécie ou população é uma ameaça potencial que pode ser justificada devido à deficiência de dados. Qualquer táxon pode estar ameaçado em um local, devido às alterações na dimensão ou na qualidade do habitat, mudanças no uso da terra, atividades sócio-econômicas degradantes, introdução de espécies exóticas, doenças emergentes, falta de planejamento político, deficiência na legislação ambiental, constantes mudanças na taxonomia, aquecimento global - em suma, qualquer fator local, regional e/ou global que podem afetar negativamente os táxons. 

É importante ressaltar que não há restrição taxonômica, permitindo a cobertura de todos os filos, grupos, famílias, ordens, espécies, subespécies, variedades, formas ou populações que estejam ameaçadas de extinção, seja sobre fauna, flora ou fungos.

As categorias de artigos publicados no Journal of Threatened Taxa incluem papers, comunicações, comentários, notas, opiniões e resenhas bibliográficas. 

No site do periódico (http://www.threatenedtaxa.org/) é possível se aprofundar na proposta e considerar a utilização do mesmo para comunicar e discutir a urgência de conservar táxons e processos ecossistêmicos, visando ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade no Brasil e a efetividade conjunta do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e de seus parceiros estaduais.

Assine nosso Feed ou receba os artigos por email.

Um comentário:

Ana L. Tourinho disse...

Pessoal,
Pra quem tem interesse em publicar com Aracnídeos comunico que essa revista convidou o Dr. Adriano Kury para editor de área. Adriano foi meu orientador de mestrado e meu co-orientador de doutorado, e é até hoje meu co-autor. Ele é ediotr de área da revista zookeys também.

Adriano é muito bom e uma figura comprometida com toda e qualquer atividade científica séria.

Vamos aproveitar!
abraço
Ana