19 de fevereiro de 2009

Lacantunia enigmatica, de onde você veio?

Por Gabriela Zuquim

Os bagres (Siluriformes) são animais interessantes para estudos de evolução pois, são peixes exclusivos de águas doces e, portanto, o parentesco entre espécies atuais em continentes diferentes indicam uma conexão passada, já que o mar é uma barreira intransponível para estes bichos. Os Siluriformes ocorrem em todos os continentes (exceto Antártica) e são muito diversos, atualmente 1 de cada 20 espécies de vertebrados é um Siluriforme.

Recentemente um bagre do sul do México, da região de Chiapas, divisa com a Guatemala, na bacia do Rio Usumacínta, berço de cidades Maias, intrigou cientistas. A espécie foi descrita em 2005 e o nome muito bem escolhido: Lacantunia enigmatica. Lacantunia refere-se ao Rio Lacantún, onde indivíduos usados na descrição foram encontrados. Enigmatica é a parte interessante.

Estudando a filogenia (relação de parentesco entre espécies ou taxa), a espécie aparece relacionada apenas às espécies africanas! Isolada no meio de um clado chamado "BIG AFRICA". Como pode um ancestral ter migrado desde a África até a América sem deixar rastro de fósseis? E porque a espécie só existe em uma pequena região? Essas perguntas estão sem respostas.

Pode, sempre pode, ser um erro do estudo, um tubinho trocado no laboratório, etc. Mas os autores fizeram e refizeram as análises, mudaram os métodos, torturaram os dados e eles não confessaram. Então, vamos pensar que isso aconteceu mesmo, um ancestral africano gerou uma única espécie em um único sistema de rios de água doce no México.

O ancestral pode ter migrado por uma das antigas conexões entre os atuais continentes. É um longo caminho, por conexões de água doce, atravessando a Ásia, entrando na América pela conexão que existiu do Cretáceo ao Mioceno OU via Europa, no Cretáceo ou Paleogeno. Mas como isso pode ter acontecido sem ter deixado nenhum rastro, nenhum fóssil, nada, nenhuma dica! Lapsos no registro fóssil não são surpresas ainda assim, fica uma pulga atrás da orelha.

http://gallery.photo.net/photo/3689183-lg.jpg

Outro evento que pode ter acontecido... Uma águia (ou outro pássaro migrante) atravessou de um continente para o outro com alevinos (filhote de peixe) nos pés... Ou carregou uma concha com os alevinos... ou... Darwin observou algo semelhante em pata de patos (ou de patas), mas não há em ilhas distantes de continentes, como o Hawaii, qualquer evidência de espécies de água doce terem sido trazidas de longas distâncias. Todas espécies de peixes de água doce de ilhas isoladas originaram-se de espécies marinhas.

Enfim... O que realmente aconteceu? Faça sua aposta, escolha a sua hipótese preferida... e vá testar! Assim são os caminhos tortuosos da ciência e da curiosidade humana.

Assine nosso Feed ou receba os artigos por email.

Nenhum comentário: