25 de novembro de 2008

Ato #5: Pitágoras e os próximos passos

Jovens cientistas! Ele está de volta. Mais forte, o triângulo retornou para animar nosso jirau de idéias. E é ele quem proclama: próxima quinta, 27/11, vamos nos reunir na sala de aula da Ecologia do Inpa às 17h para discutir 2 assuntos: 

:: artigo dos jovens cientistas sobre a conferência
:: projeto de educação ecológica para alunos e comunitários

O primeiro tema é fruto da motivação contraída do carismático Foster Brown (UFAC), que articulou uma oportunidade para os jovens apresentarem um diagnótico sobre a Conferência Amazônia em Perspectiva, além de algumas direções a serem tomadas. O artigo pretende avaliar prioridades para a política publica para ciência na Amazônia e será escrito por colegas do Inpa e da UFAC.

A segunda idéia foi ressuscitada e recriada no brainstorm na véspera da apresentação. Encorajados pela carência na capacitação de professores na região amazônica, nossa proposta é planejar e montar uma série de cursos para a capacitação de pessoas que capacitariam professores para atuar em muitas cidades do interior da Amazônia, criando uma cascata de educação ecológica. Um exemplo interessantíssimo vem de um pessoal lá da Califórnia. Se chama Centro de Literatura Ecológica (Center for Ecoliteracy :: http://www.ecoliteracy.org/).

Vamos discutir alguns temas como público alvo, produção de materiais didáticos, contatos com a iniciativa privada, formatos digitais e inclusão digital, assim como a possibilidade de fazermos parcerias com profissionais do ramo. 

Todos estão convidados!
Vamos lá ULE! 
E viva o triângulo de Pitágoras!

Nenhum comentário: