30 de outubro de 2009

Diversidade em atividade: o papel dos fungos em florestas tropicais

Muito pode ser escrito a respeito da importância dos fungos em florestas tropicais. Porém, mesmo para o mais hábil dos narradores, descrever a diversidade de fungos em pleno funcionamento é uma tarefa utópica.

O ideal seria produzir uma série de vídeos como esse abaixo da série Planeta Terra da BBC, sobre as florestas tropicais. Ele foi editado pelo Prof. Toid para enfatizar os fungos. São 10 minutos fascinantes, conduzidos por David Attenborough com legendas em português. Ele ilustra de uma forma maravilhosa muito do que eu consegui transmitir através do programa Globo Ecologia (17/10/09). Excelente complemento.




No vídeo é possível ver várias espécies de fungos em atividade na floresta. A maioria das espécies é saprófita, se alimentando de troncos ou folhas, mas algumas atacam animais, como espécies do gênero Cordyceps que são parasitas de artrópodes, atacando formigas, grilos, aranhas, mariposas e bichos-pau. O vídeo mostra muito bem o crescimento dos corpos de frutificação de várias espécies, como Phallus indusiata e Polyporus tenuiculus, entre outras.

Observação: No início, aparece um "fungo" mixomiceto amarelo que a legenda pode confundir (vale lembrar que os mixomicetos não são fungos verdadeiros). Esse fungo foi legendado como "Ameba", mas o nome indicado é "fungos" mixomicetos (slime moulds em inglês). Esses organismos tem um comportamento amebóide (ameba-like) em uma das etapas do ciclo de vida, mas se comportam de uma maneira semelhante aos fungos, por isso são estudados pelos micólogos também.

Assine nosso Feed ou receba os artigos por email.

3 comentários:

Anônimo disse...

sou evangelico fui ora no morro perto da minha casa evi os cogumelo luminoso meu nome e eduardo moro em bangu rj

Gustavo disse...

Impressionante o vídeo!

Mais impressionante é imaginar a coevolução de cada espécie de Cordyceps com cada grupo de artrópode.

Muito maneiro!!

Abraços

Saci disse...

Impressionante mesmo Gustavo. A especificidade de Cordyceps varia muito entre espécies. Existem algumas que parasitam apenas uma única espécie (p.ex. Cordyceps sobolifera), mas na maior parte das vezes elas são capazes de atacar um grupo de espécies, em geral no nível de ordem (p.ex. Hymenoptera, Hemiptera, Lepidoptera, Coleoptera, Diptera e Arachnida). Entretanto, das 400 espécies descritas, 20 parasitam trufas, um outro tipo de fungo.