26 de novembro de 2008

PPBio no programa Globo Ecologia

Assista ao programa Globo Ecologia sobre o PPBio no dia 29/11 às 6h45, horário de Brasília

Entre os dias 22 e 25 de outubro a equipe do Globo Ecologia da Rede Globo esteve na Reserva Florestal Adolfo Ducke para gravar um programa especial sobre o PPBio. O programa faz parte de uma série sobre a Amazônia, que contemplou dois dos principais programas do Ministério da Ciência e Tecnologia atualmente desenvolvidos na região: LBA e PPBio. Durante as filmagens, os pesquisadores associados ao PPBio mostraram como é o dia-a-dia das pesquisas de campo de certos grupos biológicos e apresentaram os avanços obtidos pelo programa de pesquisa nesses 4 anos de existência. A pesquisadora Flávia Costa, recém contratada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), explicou como funciona o sistema de amostragem RAPELD e quais os principais resultados das pesquisas com ervas terrestres nos sítios de pesquisa do PPBio. Os principais destaques foram para a distribuição das espécies de ervas ao longo da floresta e como os resultados de pesquisas podem ser usados diretamente na geração de políticas públicas.

Os pesquisadores Helder Espírito Santo e Fernando Mendonça (foto abaixo) demonstraram as técnicas de coleta de peixes mais usadas em poças temporárias e igarapés. Eles também abordaram a importância da preservação dos pequenos igarapés na manutenção da riqueza de peixes da região amazônica. O pesquisador Fabricio Baccaro mostrou algumas adaptações interessantes das formigas, como a interação desses insetos com as plantas e outros animais. Além disso, ele demonstrou como métodos de coleta antigos podem ser melhor explorados com novas técnicas de análises.


Completando o time de pesquisadores entrevistados, Marcelo Menin, pesquisador e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), explicou como é o trabalho de coleta de anfíbios e quais foram os principais resultados das pesquisas realizadas na Reserva Ducke. Por fim, a importância da formação de recursos humanos também foi abordada em uma entrevista com o parataxônomo Ocírio Pereira, que aparece ao lado da equipe do Globo Ecologia na primeira foto. Conhecido como "Juruna", Ocírio possui grande experiência em campo na Amazônia Central, tendo trabalhado com diversos pesquisadores e grupos biológicos, com destaque para anfíbios e palmeiras. O trabalho de técnicos de campo e de parataxônomos é de extrema importância para a realização de pesquisas na região Amazônica.

Todo o programa foi gravado em conversas ao ar livre em uma pequena parte dos 64 km2 de trilhas da Reserva Ducke, e irá ao ar no dia 29/11/2008 às 6h45 (horário de Brasília).

Publicado originalmente no Portal PPBio.

Um comentário:

Saci disse...

Dae galera,

Pra quem tiver o conforto da tv a cabo em casa e quiser assistir o Globo Ecologia sobre o PPBio, e não quiser acordar/ficar acordado as 4:45 da madruga (horário local), fui atrás de horarios alternativos (fonte: Wikipedia):

Globo Ecologia: 29/11 - 06:45 (TV Globo)
29/11 - 10:05 (Globo News)
29/11 - 15:30 (Canal Futura)
30/11 - 17:00 (Canal Futura)
Té mais.

Rafael Narck