13 de dezembro de 2008

Atualização num mar de informação


Vivemos em uma sociedade de informação. Nossa geração transcendeu a comunicação sem precedentes na história da humanidade e atualmente em todo globo terrestre encontramos meios de difundir uma mensagem. A internet propicia facilidade em se garimpar qualquer tipo de informação. E haja informação. A rede não cessou de crescer desde sua origem. Permeados por esse crescimento, muitos setores da sociedade passaram a utilizar as facilidades promovidas pela internet – comerciantes, educadores, poetas, pessoas a procura de amigos e, claro, cientistas. Sim, o setor acadêmico, onde são realizadas pesquisas científicas e muita informação é gerada, não fugiu a regra e também se apoderou da rede. 

Nesse meio século de convívio com a internet, a produção científica aumentou explosivamente e os periódicos científicos ampliaram a tiragem, número de páginas e até mesmo a periodicidade, o que é traduzido em maior quantidade de informação divulgada. Novas revistas científicas foram e são criadas para suprir essa demanda e hoje a maior parte dos leitores usa o meio digital. Bibliotecas inteiras já cabem em poucos centímetros quadrados de um disco rígido e podem ser visitadas a partir de um ponto no outro extremo do mundo. Mas como se manter informado em meio a essa profusão de conhecimento? 

As “grandes” empresas de divulgação cientifica oferecem um serviço gratuito em que podemos escolher as revistas que desejamos nos manter inteirados (table of contents alerts). Assim, a cada nova edição daquele periódico, é possível receber o índice da revista e links para os artigos em sua caixa de email, sem precisar visitar cada periódico. Se estivermos em uma instituição pública ou se o artigo tiver acesso livre, podemos até mesmo baixar o arquivo para leitura na mesma hora. Achei bem legal essas opções, pois fujo um pouco de ler apenas os artigos com as palavras chave que decidi – posso saber o que mais acontece pelo mundo da pesquisa e até mesmo ter idéias adaptadas de outros estudos não tão relacionados com o meu. É uma forma de não ler apenas conteúdo tão especializado, de ver outras visões do mundo. Outra boa nova é que ficamos sabendo o escopo das revistas e assim podemos ter uma decisão mais consciente onde divulgar nossa pesquisa.

Seguem alguns links para fazer isso:

Estejam preparados para um mundo de informações. Se manter atualizado será cada vez mais difícil - não podemos cochilar.

Nenhum comentário: